A Pontes de Amor foi criada em 2012 a partir da história de Rodrigo Rangel, Sara Vargas e sua família. É uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua em Uberlândia e região, em sintonia com a Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Desenvolve formações e compartilha tecnologias sociais em nível nacional e internacional. Surgiu diante da necessidade de promover o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária.



Principais objetivos:
• Favorecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acolhidos, adotados ou reintegrados; • Apoiar famílias adotivas e pretendentes à adoção para que realizem adoções legais, seguras. • Contribuir para a construção de senso de identidade, valor e propósito em crianças e adolescentes, respeitando sua individualidade e necessidades específicas, especialmente os mais vulneráveis; • Oferecer preparação e acompanhamento jurídico e psicossocial a famílias adotivas no pré e pós-adoção; • Promover a convivência familiar e comunitária em famílias biológicas, extensas e adotivas, fortalecendo-as no exercício de seus papéis e vínculos funcionais; • Cooperar com a formação continuada dos profissionais da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente, compartilhando tecnologias sociais e abordagens cientificamente comprovadas como eficazes.



Linhas de Trabalho:
• Atendimentos especializados (psicologia, serviço social e psicopedagogia): suporte oferecido pela Pontes de Amor às famílias e crianças/adolescentes. • Podcast Criança em Foco: espaço de informações e interação, com histórias inspiradoras voltado a pais e profissionais que lidam com crianças e adolescentes vindos de “histórias difíceis”. • Encontros Adotivos: realizados mensalmente, têm como objetivo acompanhar famílias que já adotaram e também aquelas que desejam adotar, com palestras e reflexões sobre temas relacionados à adoção. • Curso de Postulantes à Adoção: iniciativa conjunta da Pontes de Amor com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), atende à exigência legal de preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes à adoção (Lei nº 12.010/09). • Criança em Foco: plataforma educacional virtual destinada à capacitação de pais, mães, profissionais e cuidadores que atuam com crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos (negligência, violência física, sexual ou psicológica).
Devido a essas experiências de ruptura e trauma, é comum que apresentem comportamentos desafiadores, mantendo-se em estado de hipervigilância e medo, o que torna difícil a construção de vínculos de confiança com adultos. “Nós trabalhamos para que toda criança e adolescente cresça em uma família que cuida, nutre, protege e potencializa seu desenvolvimento integral.”
Faça parte
Se você acredita que o amor pode transformar vidas, então você já faz parte dessa missão. Seja com tempo, com recursos ou com oração — toda ajuda se torna instrumento nas mãos de Deus.
Seja voluntário. Doe. Contribua. Transforme.
Como você pode ajudar:
Cada doação, por menor que pareça, se transforma em alimento, consolo e esperança. Você pode doar uma vez, apoiar mensalmente ou compartilhar esse projeto com sua igreja e amigos.